top of page

Qual a Psicoterapia com as Melhores Evidências Científicas para sua Eficácia?

Foto do escritor: Luis BernardoLuis Bernardo

(2 minutos de leitura)


É inegável a importância da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento da Ansiedade e da Depressão, especialmente quando consideramos diferentes faixas etárias. Essa abordagem terapêutica se destaca por ser Baseada em Evidências, o que a diferencia de outras formas de terapia. O conceito de “Baseado em Evidências” tem ganhado destaque na internet, e é uma tendência positiva, pois promove o desenvolvimento de práticas terapêuticas fundamentadas em dados o mais próximo possível da realidade humana.





O Desenvolvimento das Psicoterapias


Historicamente, a TCC, assim como a Terapia Comportamental, tem se mostrado eficaz em intervenções, como a Análise Comportamental Aplicada (ABA), que é utilizada para tratar transtornos do neurodesenvolvimento. As melhores evidências disponíveis em divulgações científicas (livros organizados por pesquisadores, artigos revisados por outros estudiosos, congressos de associações representativas da área...) indicam que essas abordagens são as mais adequadas para o tratamento de diversos transtornos.


Um marco importante na história da psicoterapia ocorreu em 1952, quando um autor renomado chamado Eysenck publicou um estudo reavaliando a eficácia das terapias da época. A conclusão foi alarmante: a psicoterapia, na sua forma tradicional, não demonstrava diferença significativa em relação a simplesmente esperar o tempo passar. Naquele período, a psicanálise era a abordagem predominante, mas o estudo revelou que a qualidade das pesquisas realizadas não permitia afirmações categóricas sobre a eficácia das terapias.


Estudos Experimentais e Revisões Sistemáticas


Esse cenário levou à necessidade de realizar Estudos Experimentais que pudessem fornecer dados confiáveis. A partir da década de 1950 surgiram muito mais pesquisas sobre a eficácia das diversas abordagens em Psicoterapias e a TCC se destacou por apresentar resultados que atendem às exigências de metodologias rigorosamente científicas.


Os Estudos Experimentais são considerados os mais confiáveis, superando relatos de casos, estudos descritivos e todos os outros, por serem menos robustos estatisticamente. Além disso, as Revisões Sistemáticas, que analisam dados de múltiplos estudos (Revisões Sistemáticas com Metanálises), oferecem uma visão abrangente e forte sobre a eficácia das intervenções terapêuticas (Evans, 2003; Akonbeng, 2005; Sampaio e Mancine, 2007; e Rawling, 2022).


A TCC, desenvolvida por autores como Aaron Beck e Albert Ellis, incorporou elementos da Terapia Comportamental e foi submetida a Estudos Experimentais, o que contribuiu para seu reconhecimento como a abordagem mais eficazes para o tratamento dos mais diversos Transtornos Mentais. Essa Psicoterapia se destacou especialmente eficaz para tratar a Ansiedade e a Depressão, superando o uso isolado de medicação em níveis moderados de gravidade.


Conclusão:


É fundamental ressaltar que a escolha do Psicólogo quanto ao tipo de Psicoterapia que ele oferece deve ser pautada em rigor técnico-científico e a Ética da Profissão, com o desenvolvimento do vínculo na relação terapêutica através da Empatia e flexibilidade para entregar verdadeiramente o melhor tratamento disponível.


Embora, obviamente, o paciente/cliente tenha não apenas o direito, mas o papel ativo em expressar suas preferências para o melhor desenvolvimento do seu próprio tratamento, a Ética Profissional exige que o Psicólogo ofereça opções baseadas nas melhores evidências disponível e o constante aprimoramento de sua expertise (Szupszynski et. al., 2023).


Sendo assim, a TCC é uma escolha com compromisso Ético e bem fundamentada, especialmente para aqueles que buscam um tratamento eficaz, para praticamente todos os Transtornos Mentais, com forte respaldo científico e eficácia comprovada. Sua aplicação em diferentes faixas etárias, acompanhada de intervenções medicamentosas quando necessário, faz dela uma opção valiosa "pelo bem-estar de toda família"!




 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
© Copyright
bottom of page