top of page

3 Motivos para investirmos em nossos relacionamentos íntimos



Lebow e Snyder (2022) apontaram três fatores que explicam porque a Terapia de Casal cresceu tanto na última década e o que eles descrevem pode nos ajudar a refletir sobre as razões que temos para investir em nossos relacionamentos íntimos.


Primeiro, há muito sofrimento entre casais! Se nos Estados Unidos a taxa de divórcio está entre 40% e 50% nos primeiros casamentos e, quando fui estudar Psicologia da Família na Universidade de Coimbra entre os anos de 2018 e 2019, minhas professoras diziam que em Portugal o número de divórcios chegava a 70%, no Brasil pode ser diferente, mas já vi numa divulgação de tratamentos para casais que em nosso país é em torno de 85%. Enfim, imagine ainda que entre os poucos casais que permanecem juntos, nem todos são felizes.


O segundo motivo é o impacto negativo do sofrimento relacional no bem-estar emocional e físico do casal e de seus filhos. Casais em relações problemáticas têm mais chances de desenvolver transtornos de humor, ansiedade ou abuso de substâncias e mais problemas de saúde física. Além dos efeitos prejudiciais que a qualidade da relação dos pais causa nas crianças, incluindo problemas de saúde mental e física, baixo desempenho escolar e outras preocupações.


Um terceiro motivo para se investir no relacionamento como casal é que atualmente existem expectativas mais altas em relação à vida a dois. Nas décadas passadas o sofrimento relacional era simplesmente tolerado, hoje os casais têm expectativas muito maiores sobre seus relacionamentos. Não importa se você considera que um casamento não pode ser desfeito e que esta convicção é que mantém a relação, de acordo com seus valores religiosos ou Espirituais, não precisam viver debaixo de sofrimento e podem ser felizes (ou menos infelizes) até que a morte os separe. Enquanto que para os que consideram o divórcio como uma possível solução quando as coisas não funciona bem, igualmente vale a pena cuidar cada vez mais da relação, justamente para não perdê-la ou que "dure até acabar" pelo menos sem tanto sofrimento.


A Terapia de Casal ou participar em um Grupo Psicoeducativo são maneiras de linvestir em seu relacionamento como casal. Mesmo que você não considere riscos em seu relacionamento ou por mais que esteja satisfeito ou satisfeita, é sábio prevenir e melhorar ainda mais.



17 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page